quinta-feira, 5 de junho de 2008

Metodologia ou Tecnologia

Olá Cursistas,

Hoje vamos assistir a esse vídeo em nosso blog, que fala sobre educação muito legal, e me fez refletir sobre a educação do nosso país, cada dia mais cresce o uso da tecnologia tanto nas escolas como em casa, isso com certeza é um sinal de progresso, mas será que as pessoas que tem acesso a essa tecnologia estão sabendo aproveitar o que ela oferece de melhor para nós?

O vídeo abaixo faz uma ilustração sobre a tecnologia na sala de aula, não adianta a sala estar toda equipada se a metodologia de ensino não muda.

Você acredita que sua pratica pedagógica é eficiente?

A mesma coisa acontece com as pessoas que possuem acesso à tecnologia em casa, no trabalho, entre outros, de nada vai valer esse acesso se não souber aproveitar o que ele pode oferecer na formação educacional do cidadão, que com certeza pode ajudar muito.

Mas que quero chamar a atenção é que internet está presente nas novas gerações, eles tem um mundo de informação para descobrir, eles estão construindo seus conhecimentos, eles estão interagindo entre si, já está na hora de você transformar seus conteúdos, ou melhor, essa informação em conhecimento.

A tecnologia faz mágica na educação?

Reflitam sobre isso e bom vídeo para vocês!



Abraços

Robson Freire

6 comentários:

Ilsete disse...

Com certeza, se nós professores continuarmos fingindo que a escola é aquela mesma "escolinha" que a gente estudou há alguns bons anos atrás, a educação vai de mal a pior.
Muitos colegas de profissão ainda estão resistentes a novas tecnologias. Temos que conscientizá-los e aproveitar esses professores que estão ingressando agora no magistério para motivá-los a estar se atualizando através de cursos como este que estamos fazendo.

Anônimo disse...

O vídeo chama a atenção para o seguinte fato: de nada adiantaria o uso das novas ferramentas tecnológicas na Educação, se não acontecer uma mudança de metodologia, que permita ao Educador acompanhar e vencer os desafios.
O professor do futuro deverá inova, criar, e assim reaprender diariamente a sua prática pedagógica.

Sibele Maria disse...

Estamos vivenciando um momento de mudanças, portanto não podemos ficar presos a métodos. Penso que não precisamos abandonar totalmente os métodos, mas buscar inovar sempre, adequar a nossa forma de ensinar às mudanças que estão acontecendo no mundo hoje. o vídeo nos mostra que a professora usou literalmente a tecnologia, mas não inovou.

Beta disse...

Culpar o sistema é fácil, nós temos autoridade na sala de aula pra inovarmos, basta orgarnizarmmos as ferramentas, dentro do possível é claro! Pena que o notebook do professor ll não chegou até hoje.
Beta

Maria Aparecida disse...

O vídeo nos proporciona a oportunidade de analisar a situação do ensino na sala de aula, se não mudarmos a nossa prática não haverá tecnologia que mude nossas aulas, pois a mudança não se limita ao uso de novas ferramentas, mas sim no uso de novas metodologias.
Nossa consciência de educadores deve estar aberta em primeiro lugar para a mudança de hábitos e métodos utilizados, para o eficiente emprego de novas tecnologias.

Abraços
Maria Aparecida.

NTE Itaperuna disse...

Querer mudar é o primeiro passo para a mudança, mas não é suficiente. È preciso se preparar para que a mundança seja realmente efetiva. O vídeo nos dá uma idéia muito clara disso
Vina