quinta-feira, 19 de junho de 2008

O que aconteceu depois

Na vira do século, a Internet já era uma realidade nos cotidianos de centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Com o acesso facilitado pelo surgimento dos grandes provedores comerciais e pela popularização dos browsers para navegação na web, a rede também se transformou, num negócio de proporções monumentais.(...) o surgimento da nova economia, no entanto, não teve o impacto esperado: no início da década seguinte, depois, depois de um período de investimento bilionários e disparidade no valor das ações de empresas de Internet, a “bolha” deste novo mercado estourou.

Com resultado, a economia global assistiu a milhares de demissões, centenas de falências de dezenas de grandes fusões entre empresas de mídia e tecnologia. Apesar disso, a rede viria para ficar: com mais de meio bilhão de usuários, a Internet consolidou-se como meio fundamental para o comércio eletrônico, atividades intelectuais, educacionais e empresariais e, claro, a ferramenta de comunicação pessoal de maior impacto no mundo.

Apenas uma previsão não se concretizou: ao contrario do que se esperava, ricos e pobres não tiveram as mesmas oportunidades na rede, e os países em desenvolvimento ainda estão muito atrás dos desenvolvidos no numero de pessoas com acesso a Internet.

Fonte: www.vejaonline.abril.com.br

Acesso em 15/01/2004 (Adaptado pelo autor)

4 comentários:

Thereza Christina disse...

Eu acredito que esse acesso ainda vai acontecer de uma forma global, cada pessoa com a sua necessidade, deixando assim de ser uma forma só de intelectuais, e passando a ser uma oportunidade de comunicação entre todas as classes sociais.Um abraço.

graca rezende disse...

Agora é pensar no que virá! O professor é por excelência um divulgador, um dinamizador de opiniões...Quem sabe a transformação e a democratização da rede não esteja exatamente em nossas mãos?
Graça.

Maria disse...

Na verdade hoje não podemos imaginar o mundo sem esse tipo de comunicação, a Internet há algum tempo é responsável por grande movimentação de capital no mundo inteiro. Essa rede de negócios consolidou-se no mundo inteiro ela veio para diminuir as distâncias e facilitar a vida das pessoas, é uma excelente ferramenta de comunicação pois em minutos podemos efetuar comprar e até psquisar uma quantidade enorme de obras literárias para efetuar um trabalho escolar, podemos também ver pessoas queridas que estão distantes, se somarmos todos os benefícios podemos dize que o mal que vem através dela, só existe porque o homem ainda é muito imperfeito e as vezes usa essa ferramenta para fazer o mal. Na virada do século era ainda muito grande o número de pessoas que não tinha acesso ao computador, mas hoje essa realidade está diferente, aumentou significativamente o número de pesoas que tem acesso a Internet.

Abraços
Aparecida Vargas

Vina disse...

O governo tem incentivando o acesso à internet como uma ferramenta educativa com o objetivo de oferecer igualdade de opções a todos, mas mesmo com todo o crescimento, os educadores precisam fazer se mobilizar e fazer uma proveito mais eficiente dos recursos que a Internet nos proporciona como uma ferramenta a serviço da educação.