sexta-feira, 27 de junho de 2008

SERÁ QUE ESSA É A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS?

Este vídeo nos mostra com imagens fortes, uma educação que não possui mais espaço nos dias atuais. A escola tradicional tem como objetivo a adaptação do indivíduo ao meio social, e por isso acaba por condicionar os alunos a aceitarem como naturais, tudo o que acontece na sociedade sem questionar.

Nessas pedagogias conservadoras só existe a preocupação com a transmissão de conteúdos ao aluno, sem que se identifique esses conteúdos com as relações políticas que estão presentes na sociedade.

Ninguém aprende só ouvindo, aprendemos quando estamos envolvidos na ação.



Fonte:http://br.youtube.com/

2 comentários:

Maria disse...

O vídeo nos apresenta uma educação bastante castradora onde os alunos são obrigados a submeter a ordens muito rígidas e nada sinificativas na aprendizagem, nessa escola os alunos são vistos como coisas pois todos devem sair iguais com o mesmo tipo de comportamento e conhecimento.
Sabemos perfeitamente que ninguém é igual a ninguém e portanto não podemos esperar que a aprendizagem e o conhecimento aconteça mecanizado. Essa forma opressora e massificadora não educa pessoas, apenas reprime e agride o educando tornando-o infeliz, insatisfeito e agressivo. Só educamos quando interagimos,o aluno traz de casa um conhecimento que precisa ser aproveitado.
Precisamos compreender que a educação nos dias atuais passa por momentos de grande complexidade, mas precisamos investir nas novas tecnologias em sala de aula para alcançarmos o nosso aluno que vive intensamente essa nova era tecnológica.

Maria Aprecida Vargas

Vina disse...

A citação de Fernandes, 2001, completa as imagens do vídeo:
"Mudar é a única certeza estável. Viver hoje exige uma grande disposição para a mudança e para a novidade. Exige, também, um constante esforço de rompimento com o passado, com a linguagem e os modos com os quais fizemos a mesma coisa".
Vina